quarta-feira, 16 de julho de 2014

IT'S A TRAP - Ácidos Nucleicos

Ácidos Nucleicos

Ácidos nucleicos são
compostos orgânicos de natureza ácida encontradas no núcleo das células. Quando descoberto, recebeu primeiramente o nome de nucleína. Depois, foi percebido que esses materiais se apresentam nos cromossomos de todas as células de todos os seres vivos e até mesmo dos vírus. Por sua natureza ácida, começou a ser chamado de ácido nucleico.

Os ácidos nucleicos são polímeros de nucleotídeos. Os nucleotídeos são formados por três moléculas: pentose, fosfato e bases nitrogenadas. As bases nitrogenadas podem ser púricas ou pirimídicas. Sendo que as púricas são adenina e guanina e, as pirimídicas são citosina, timina e uracila. Os ácidos nucleicos conhecidos são o ácido ribonucleico (RNA) e o ácido desoxirribonucleico (DNA). O DNA e RNA se diferenciam em uma das bases, já que enquanto o DNA apresenta timina, o RNA apresenta uracila. Além disso, eles se diferenciam na função e na localização celular. Outra diferença marcante é que o filamento do RNA é simples, enquanto do DNA é duplo, em forma de uma escada.


DNA (Ácido Desoxirribonucleico)

No DNA, as bases são unidas por ligações de hidrogêno. O DNA é conhecido por sua capacidade de armazenar informações, duplicação e gerar diversificações de informações.

O gene é um segmento de DNA que contém a informação para síntese de um produto biológico.

O modelo tridimensional conhecido até hoje foi descoberto por Watson e Crick. Ele possui um formato de dupla hélice. Outra descoberta importante sobre o DNA foi a descoberta de Chargaff, que descobriu que numa molécula de DNA, a quantidade de adenina é igual a de timina, assim como a quantidade de guanina é igual a quantidade de citosina. Sendo assim A + C = T + G.

O DNA está imposto em um meio onde está rodeado por enzimas e substâncias que transferem energia. E, é por causa disso que eles podem fazer a autoduplicação. A autoduplicação acontece por causa da DNA polimerase, que rompe as ligações de hidrogênio, abrindo a "escada". Então, a referida DNA polimerase cria novas fitas, e os nucleotídeos livres se encaixam em outros nucleotídeos livres que o complementam. Assim, são formadas duas novas moléculas, que contém informação da primeira molécula que as originou. Por isso, tal processo é chamado de auto-conservativo, já que a nova molécula possui cadeias de nucleotídeos da molécula que a originou e uma nova cadeia de nucleotídeo, da molécula com que ela se "encaixou".

RNA (Ácido Ribonucleico)

No RNA, as reações químicas que acontecem nas moléculas são dependentes de enzimas, que são proteínas. Além disso, existem três tipos de RNA:
  • RNA Mensageiro (RNAm): Responsável por transportar a mensagem do DNA do núcleo ao citoplasma.
  • RNA Transportador (RNAp): Responsável por transportar aminoácidos para a síntese de proteónas.
  • RNA Ribossômico (RNAr): Forma os ribossomos.

0 comentários:

Postar um comentário