terça-feira, 5 de agosto de 2014

IT'S A TRAP - Arte Gótica (Completo)

A arte gótica aconteceu por causa de mudanças no período: o comércio começou a se desenvolveu, a população rural começou a se locomover para as cidades, criando uma pequena classe burguesa. A arte se comprometia a mostrar a volta do refinamento da população européia. As principais características são a ornamentação e recato na pintura, estrutura e arquitetura, o alongamento e a verticalidade das formas, além da presença da harmonia divina.


Pintura


A pintura gótica pode ser chamada de uma prenunciadora do Renascimento, já que ela também buscava o realismo para a representação das figuras humanas. Não tanto quanto o renascimento, é claro, mas buscava. Na pintura, podemos ver corpos menos volumosos e com grande quantidades de roupas. Apresentavam tema religioso, e na maioria das vezes, as pessoas eram representadas olhando para cima, para o céu, querendo demonstrar que a arte daquela época buscava a Deus.

Iluminuras

As iluminuras, que são ilustrações de livros eram feitas em dois passos: os escritores escreviam os textos, deixando espaço para as figuras, bordas e até mesmo para as letras maiúsculas utilizadas no começo de cada texto. Depois, era só o ilustrador a ilustrar. Quem desenvolvia essas iluminuras eram os mosteiros, já que boa parte da população não sabia ler e, o mosteiro apresentavam os monges, que sabiam. Além disso, algumas delas podiam ser feitas também para particulares. Por isso, esse tipo de arte era um tipo reservado pra poucas pessoas. Alguns pintores foram influenciados pela arte minuciosa e pelo trabalho em três dimensões.

Escultura

Assim como no Renascentismo, a escultura gótica usava o naturalismo para a representação das formas humanas. Eram ligadas as arquiteturas e, consequentemente, possuiam o mesmo alongamento e a mesma verticalidade, que significam uma aproximação de terra e céu. Quanto mais alto se está, mais perto do céu, e consequentemente, mais perto de Deus. As esculturas, assim como a pintura, possuía corpos poucos volumosos e grande quantidades de roupas. Já que era utilizado para educação religiosa, os personagens eram retratados com feições características para que o fiel o reconheça.

Arquitetura

Talvez a mais inovadora e, mais importante da época, a arquitetura gótica diminuiu o uso de paredes, que na época, eram maiores e mais finas. Eles davam importância a distribuição de luz no ambiente, para "levar o céu" ao ambiente, principalmente nos altares. Característico da época, a arquitetura era alongada e muito verticalizada, o que chamava a atenção tanto no lado externo quando interno. E, isso só foi possível graças ao uso de arcos ogivais, abóbodas cruzadas e metal para sustentação. E, essa verticalidade unia simbolicamente o terreno ao céu. Outro aspecto importante eram o uso de vitrais em grandes quantidades. Vitrais esse que eram utilizados para deixar a luz entrar, já que a luz fazia a comunicação divina, e para contar histórias bíblicas. Por isso, eram usados vidros coloridos. Além disso, também eram usados rosáceas, que são vitrais em formas de rosas.


Perguntas

Aqui botarei algumas possíveis perguntas:
  1. Em que o gótico se assemelha ao Renascentismo?
  2. Por que a luz era valorizada?
  3. Por que eram utilizada muita roupa na arte?
  4. Por que as figuras nas pinturas olhavam para o céu?
  5. Por que as iluminuras eram um recurso de poucos?
  6. Por que as formas eram alongadas?
  7. Por que a Igreja era realista?
  8. O que permitiu a construção alongada e verticalizada?
  9. Por que interior e exterior eram bem relacionados?

Respostas

E, obviamente, a resposta das respectivas perguntas:
  1. No realismo na pintura e no naturalismo na escultura.
  2. Pois ela é a comunicação do divino e sobrenatural. Além disso, ela "leva o céu" ao ambiente.
  3. Porque muita roupa significa muitas posses, ou seja, muitas bênçãos.
  4. Pois a Arte estava na busca de Deus.
  5. Pois quase ninguém sabia ler.
  6. Pois buscavam se aproximar de Deus.
  7. Pois a realidade seduzia os observadores.
  8. Abóbodas cruzadas, arcos ogivais e metal para sustentação.
  9. Por que se o interior for rico, o exterior também deve ser. Isso é sinal de bênção.


0 comentários:

Postar um comentário