quarta-feira, 27 de agosto de 2014

IT'S A TRAP - Introdução à Citologia

Citologia é a parte da biologia que estuda a célula, e o que diz sobre suas funções, sua estrutura e sua importância.

Em 1665, o pesquisador inglês Robert Hooke encontrou na cortiça compartimentos vazios que chamou de células. Mais tarde, em 1839, Theodor Schwann estabeleceu que todos os seres vivos eram compostos de células. Em 1858, Rudolf Virchow incrementou nessa ideia, a ideia que toda a célula provém de uma célula anterior, o que explica a continuidade da vida. Essas duas afirmações são o alicerce principal para a teoria celular.


Tempo de Vida

De acordo com seu tempo de vida, as células podem ser divididas em lábeis, estáveis e permanentes:
  • Lábeis: são as de curto tempo de vida. Ex: hemácias, que depois de liberada no sangue, vivem até 120 dias; os gametas, que tem a duração de 2 a 3 dias.
  • Estáveis: a maioria da variedade celular do nosso organismo. Elas mantém um ritmo constante de multiplicação e podem durar meses ou anos. Ex: fibras musculares lisas, células conjuntivas, células vegetais.
  • Permanentes: por atingirem um alto grau de especialização, perdem a capacidade de reprodução. Ex: fibras musculares estriadas, neurônios.

Procariontes x Eucariontes

Apesar da diversidade de tipos celulares, se formos levar em conta a estrutura, existem dois tipos de células: as procarióticas e as eucarióticas.

As procarióticas são as mais simples, possuem o material genético disperso no citoplasma, não possuindo a  carioteca. Possuem uma grande quantidade de ribossomos dispersos no citoplasmas. Também não possuem organelas citoplasmáticas. O cromossomo é formado por uma molécula circular de DNA.

As eucarióticas são a evolução da procariótica, e possuem o DNA compartimentalizado, protegido pela membrana nuclear/carioteca. A maioria dos seres conhecidos tem células desse tipo. As células eucarióticas podem ser classificadas em:
  • Célula animal, com diversas organelas, que desempenham diversas funções essenciais para o metabolismo.
  • Célula vegetal, que se diferencia da animal pela presença de parede celular de celulose, cloroplasto (que realiza fotossíntese) e vacúolo.

Evolução Celular

Supõe-se atualmente que a célula eucariótica tenha se formado da célula procariótica por uma grande quantidade de evaginações da membrana. Essas evaginações se organizaram de maneira a forma a membrana nuclear, os retículos endoplasmáticos, entre outros.

Divisão Celular

Quando uma célula cresce, a relação volume x superfície se altera, já que o aumento do volume é bem maior que o aumento da superfície. Isso causa uma prejudicial dificuldade de troca e contato com o meio externo. Para resolver tal problema, a célula se divide em células menores, que não possuem o problema volume x superfície. 


0 comentários:

Postar um comentário