terça-feira, 5 de agosto de 2014

IT'S A TRAP - Renascimento Artísico

Com a ascensão do comércio, muitas cidades italianas se enriqueceram. E, com isso, começaram a investir e patrocinar obras artísticas. É esse o motivo que dá à Itália o nome de berço do Renascimento. Além da ressurreição da cultura greco-romana, aconteceram várias realizações em outros campos. A mudança de pensamento logo afetou grande parte da Europa. Pensamentos humanistas, antropocentristas, hedonistas começaram a ferver. Logo nas artes, tal humanismo e naturalista foram adotados, além do rigor científico e valorização do conhecimento e inteligência.


Arquitetura

As principais características da arquitetura renascentistas foram as ordens arquitetônicas, o resgate dos arcos plenos e a simplificação na construção. As ordens arquitetônicas são o conjunto das colunas e entablamentos que garantem a unidade. O resgate dos arcos plenos aconteceu graças a valorização da cultura greco-romana. No entanto, eles não eram usados como sustentadores. Além disso, graças à criação da pintura em tela, as pinturas se desprenderam da arquitetura, assim como as esculturas.

Pintura

O renascentismo italiano era fortemente patrocinado pelo clero. Portanto, suas pinturas eram baseadas em temas religiosos. Já os países baixos, onde o mecenato era por conta da burguesia, a pintura representavam atividades cotidianas. As principais características da pintura renascentista era o uso da perspectiva, claro-escuro, volume, realismo (o homem devia ser representado fielmente). Além disso, possui um grande rigor científico, já que eles acreditavam que a natureza devia ser analisada cientificamente, e não só admirada. Além disso, foi nessa época que surgiu a pintura em tela e tinta a óleo. Além disso, houve uma grande valorização do individualismo e, por isso, houveram vários pintores com próprias marcas registradas. Vamos aos principais:

Botticelli

Botticelli escolhia seus trabalhos, visualizando se neles, ele poderia demonstrar seu padrão de beleza. Padrão esse que era igual aos dos cristãos. Ele representava as figuras humanas com uma beleza divina, mas ao mesmo tempo, com caras melancólicas, como se elas tivessem perdido esse dom.

Leonardo DaVinci

A principal característica das obras de DaVinci é a presença da busca por conhecimento. Ele dominou excelentemente o jogo de luz e sombra, criando até um próprio estilo. Além disso, ele dominou outros campos de estudo, sendo arquiteto, físico, inventor, cientista, entre muitas outras. Além disso, criou projetos de máquinas de guerra, como metralhadoras e bombas de estilhaço. 

Michelangelo

Passou 4 anos pintando a Capela Sistina, onde utilizou cenas da criação e do Antigo Testamento. Dominou a escultura e, conhecia o corpo humano muito bem, graças à experiências de dissecações de cadáveres. 

Rafael

Costuma pintar obras em ambientes claros, vastos e com uma simetria equilibrada. Além disso, se especializou em pintar "Madonas", sendo a grande maioria de seus quadros, pinturas dessas representações.

Donatello

Com grande domínio das esculturas, trouxe a teatralidade àquela época. Teatralidade no sentido de posições forçadas e não naturais. Característica que seria aproveitada para o futuro movimento Barroco.

Escultura

O principal escultor renascentista foi Michelângelo, que dominou toda escultura italiana. Dizem que ele ficou tão maravilhado com sua criação que acertou o joelho da estátua com um martelo após essa não falar. As principais características da escultura renascentista foram a representação do ser humano como ele realmente é, além da proporção extremamente realista, além da profundidade e perspectiva. Representação realista do humano quer dizer que diferente da cultura greco-romana, a musculatura não era exagerada e, graças aos estudos anatômicos, as figuras eram mais realistas. No entanto, é possível ver uma influência greco-romana: muitas vezes, figuras bíblicas eram representadas com roupas gregas, com uma aparência velha, mas um corpo jovem. Isso acontece porque tais pessoas foram heróis. 

Perguntas

  1. Qual o interesse do clero no Renascentismo? E o da burguesia?
  2. Por que resgatam o arco pleno?
  3. Quais são as características da arquitetura romana?
  4. O que são ordens arquitetônicas?
  5. Por que as plantas arquitetônicas mudaram para concêntricas? 
  6. Por que a pintura se tornou autônoma?
  7. Para os renascentistas, o que garante uma boa produção artística?
  8. Por que, no Renascentismo, houveram idéias de liberdade?
  9. Qual a principal característica de DaVinci?

Respostas

  1. O Clero estava interessado em ganhar e reconquistar fiéis. A burguesia procurava acabar com a imagem que a sociedade tinha sobre ela.
  2. Porque, no Renascentismo, existe o resgate de características da cultura greco-romana.
  3. Resgate dos arcos plenos, simplicidade na construção e as ordens arquitetônicas.
  4. O conjunto de colunas e entablamentos que mantém a unidade.
  5. Pois a construção era concentrada apenas em um ambiente.
  6. Por causa do surgimento da tela.
  7. O uso do conhecimento.
  8. Porque eles seguiam as idéias individualistas.
  9. A presença da busca por conhecimento.



0 comentários:

Postar um comentário